logo Dedetizadora SP (11)4872-2864

Dedetizadora SP (11)4872-2864
Compare Preços e Serviços
de Dedetização em São Paulo!

Compare orçamentos de empresas de dedetização. Receba orçamentos gratis e sem compromisso!

Dedetizadora SP

Blog da DedetizadoraSP
Alimentos com Grande Risco de Contaminação
4 de abril de 2017
0

A segurança alimentar, de fato, é uma preocupação primordial. Dificilmente alguém já não passou por um episódio de doenças transmitidas por alimentos, seja comendo fora, em uma viagem ou até mesmo dentro de casa.

Os alimentos que compramos no supermercado podem conter patógenos microbianos, agrotóxicos ou até mesmo materiais radioativos. A alergia alimentar também é outro problema emergente.

 

Enquanto que algumas doenças só causam dor e desconforto, outras podem trazer problemas mais sérios.Para se prevenir é bom pedir comida quente e bem preparada, evitando alimentos crus. Principalmente se você estiver na rua, onde a segurança alimentar pode ser duvidosa. Quando estiver com sede tome a água com gás, assim corre menos risco de tomar uma água que não é potável e sim adulterada.

Quando for cozinhar em casa, mantenha a superfície do alimento sempre limpa. Lave todos os utensílios antes de usar e logo após serem usados. Cozinhe apropriadamente e mantenha a temperatura tanto para servir quanto na hora do armazenamento. Não deixe esfriar antes de colocar à geladeira. Em dias quentes, você deve preparar e guardar em até 1 hora. Após este tempo os microrganismos já começam a atacar os alimentos cozidos.

Garantir a segurança alimentar começa com a produção agrícola. Mau uso de agrotóxicos, incluindo pesticidas, hormônios de crescimento e medicamentos veterinários podem ter efeitos nocivos na saúde humana. Embora os produtos orgânicos sejam caros em comparação aos alimentos comumente disponíveis, vale a pena pela saúde. Os alimentos com pesticidas podem causar câncer, defeitos no nascimento, no sistema nervoso, danos cerebrais e problemas de desenvolvimento em crianças.

 

Confira a lista de 12 Alimentos Contaminados

  1. Carnes bovina, suína e aves

A carne está contaminada com níveis altíssimos de pesticidas, mais do que qualquer alimento de origem vegetal. Muito se acumula na gordura dos animais. Antibióticos e hormônios, por padrão, também estão presentes. Já os peixes têm um risco maior para metais pesados e muitos nadam em águas contaminadas.

  1. Leite e derivados como queijo e manteiga

As gorduras dos produtos lácteos também apresentam um alto risco de contaminação, por razões semelhantes às da carne. Os pesticidas, hormônios e antibióticos são encontrados nos leites dos animais.

  1. Morangos e frutas vermelhas como cereja e framboesa

São as frutas mais afetadas pelos agrotóxicos. Mais de 36 tipos diferentes de agrotóxicos são utilizados nos morangos e 90% deles apresentam níveis acima do considerado seguro. As cerejas têm contaminação de 91%.

 

  1. Maçãs e Peras

Elas são contaminadas com neurotoxinas, ou seja: podem causam danos cerebrais. As maçãs são quase tão contaminadas quanto os morangos.

  1. Tomates

A casca fina do tomate permite que os agrotóxicos penetrem o tomate inteiro, então não adianta descascar. Mais de 30 tipos de pesticidas são utilizados.

  1. Batatas

Também excedem os níveis seguros de pesticidas e fungicidas.

  1. Espinafre e outras verduras

O espinafre, tão conhecido por ser de folhagem escura, é o mais frequentemente contaminado com pesticidas – dos mais potentes. Não tem jeito com as verduras: você deve procurar as opções orgânicas sempre.

  1. Café

O querido cafezinho brasileiro também tem muitos pesticidas – justamente aqueles que foram considerados ilegais para uso em outros países.

  1. Pêssegos e Nectarinas

A casca fina não protege o fruto dos venenos. É um show de contaminação de vários produtos químicos.

  1. Uvas

As uvas são delicadas e pulverizadas várias vezes durante as diferentes fases de crescimento. Também usam agrotóxicos recusados de outros países.

  1. Aipo

Aipo também não tem nenhuma proteção com sua casca, fazendo com que a lavagem seja em vão.

  1. Pimentão

São 39 tipos de venenos químicos. Sua casca não oferece muita proteção.

Concluindo

Na próxima ida ao supermercado, compre somente produtos orgânicos, vá na feira ou procure por produtores pequenos. Sua saúde agradece!

Deixe uma resposta