Dedetizadora SP

Controle de pragas em restaurantes
10 de julho de 2017
0

A contaminação de alimentos devido a presença de pragas pode ser perigoso! No Brasil, infelizmente esse é um problema que afeta muitos estabelecimentos. A higienização eficiente e a desinsetização feita por uma equipe de profissionais é mais do que indicada, é lei e deve ser realizada periodicamente. Um consumidor insatisfeito que denuncie o restaurante aos serviços de atendimento ao consumidor pode ser bem mais caro do que o investimento na prevenção de pragas.  O controle de pragas em restaurantes, lanchonetes, cantinas e refeitórios é obrigatório de acordo com a Resolução RDC nº 216 (Anvisa), e sendo que a cada dedetização, o estabelecimento deve apresentar comprovante de execução fornecido pela empresa que realizou o serviço.

Pela lei, não só os restaurantes e pontos comerciais devem se preocupar. Cozinhas dentro de empresas, laboratórios ou indústrias, devem fazer o controle de pragas de acordo com a orientação da vigilância sanitária. O cuidado deve ser frequente e as ações de limpeza precisam ser contínuas. Mas mesmo mantendo a limpeza e técnicas de prevenção, o controle químico também deve ser posto em prática nos períodos designados pela Anvisa.  Se você encontrou pragas rasteiras ou voadoras na sua casa ou empresa e precisa de ajuda, entre em contato com uma dedetizadora licenciada para efetuar o controle.

Os técnicos responsáveis pelo controle de pragas de empresas licenciadas, sabem como identificar quais são as pragas existentes no restaurante e quais são os pontos suscetíveis às condições de sobrevivência destes animais. Muitas vezes o restaurante pode estar realmente muito limpo e bem cuidado, porém as pragas podem aparecer em caixas e embalagens vindas de fora e rapidamente encontrarem um novo abrigo, por este e outros motivos a atenção e os cuidados devem ser contínuos!

Convém salientar que o processo de infestação é dinâmico, havendo a necessidade de um acompanhamento contínuo. Isso porque ate mesmo entorno do estabelecimento podem haver alterações no ambiente ou infestações vindas de prédios vizinhos. As inundações que acontecem em São Paulo, por exemplo, podem provocar o aparecimento de ratos em locais não esperados. Mesmo uma empresa de dedetização experiente que decidir usar gel para controle de baratas ou formigas, poderá ser prejudicado pela competição com os alimentos disponíveis num determinado local ou novas pragas podem identificar outros pontos de entrada no estabelecimento.

Mesmo conhecendo os tipos de pragas em questão, definindo o princípio ativo que será utilizado e os locais de aplicação, as medidas preventivas e o cuidado diário dos proprietários têm um forte impacto na redução da presença e proliferação das pragas em qualquer estabelecimento.