Dedetizadora SP

Entendendo o índice de dor Schmidt
4 de abril de 2017
0

O índice de dor Schmidt é uma grande lista de ferroadas de diversos insetos e seus respectivos níveis de dor segundo a escala criada pelo entomologista Justin O. Schmidt. A escala vai de 0 a 4, sendo que 0 corresponde a uma ferroada completamente livre de dores, enquanto 4 representa o nível mais alto de dor que uma picada pode nos causar. Para criar o índice, Schmidt e sua equipe se sujeitaram pessoalmente às ferroadas de todos os insetos que compõem o banco de dados. O índice também oferece informações como a duração e descrição, e Schmidt chegou mesmo a estudar a química por trás da dor causadas por essas picadas, bem como a forma e o motivo dos insetos usarem veneno como um mecanismo de defesa. Apesar de o índice Schmidt cobrir informações sobre vários insetos, aqui vai um breve ranking com alguns dos mais interessantes:

 

5º lugar: Abelha do suor

Trata-se da pontuação mais baixa do presente ranking, apenas para começar. Pontuação na escala de dor: 1.0 – Duração da dor: breve – Descrição: leve e efêmera, como se uma pequena faísca chamuscasse um único fio de pelo do seu braço.

 

4º lugar: Vespa jaqueta amarela

Ok, estar no meio da escala de dor pode parecer algo completamente suportável. É aqui que percebemos o quanto o índice de dor Schmidt abrange até os níveis altíssimos de dor. A vespa jaqueta amarela é bastante conhecida pela sua ferroada agressiva e dolorosa… Isso é apenas a pontuação 2 da escala. Pontuação na escala de dor: 2.0 Duração da dor: de 4 a 10 minutos -Descrição: intensa e ardida, quase irreverente. Como se alguém apagasse um charuto na sua própria língua.

 

3º lugar: Formiga colhedora vermelha

Pontuação na escala de dor: 3.0 -Duração da dor: de 1 a 8 horas- Descrição: audaz e impiedosa. Como se alguém usasse uma broca para escavar sua unha encravada. Se a ferroada da vespa jaqueta amarela é “apenas” um 2.0, já imaginou o que é a picada dessa formiga?

 

2º lugar: Vespa caçadora

Aqui as coisas começam a ficar realmente insuportáveis. Chegamos ao grau máximo do índice Schmidt. Aqui está a descrição: Pontuação na escala de dor: 4.0 – Duração da dor: 3 minutos – Descrição: feroz e chocantemente elétrico, como se um secador de cabelo em plena execução caísse no seu banho de espumas.

 

1º lugar: formiga bala

O povo indígena Sateré-Mawé, em um ritual de iniciação de guerreiros, costuma utilizar formigas balas para criar uma “luva” na mão dos jovens, que devem suportar ao menos 10 minutos das picadas. Mas o nome dessa formiga não é mero acaso. A dor de sua ferroada é tão intensa quanto a de um tiro. Ela está no topo não apenas do presente ranking, como do próprio índice Schmidt. Realmente poderosa! Pontuação na escala de dor: 4.0+ – Duração da dor: de 12 a 24 horas! – Descrição: a dor mais pura, intensa e ofuscante, como andar sobre carvão em brasa com um prego enterrado no calcanhar.

Deixe uma resposta